
Coloca a água para ferver, separa uma xícara e vem aprender um pouco sobre o chá, os tipos de chá e como preparar essa bebida milenar. E não, eu não estou falando da bebida de ervas que chamamos de chá.
Origem do chá
Aproximadamente em 2750a.C. o imperador chinês Shennong descobriu o chá acidentalmente quando as folhas de uma árvore caíram na água que ele estava aquecendo. Após consumir a bebida, notou seus benefícios ao sentir um bem-estar imediato. Foi assim que o chá passou a ser consumido de forma medicinal por milhares de anos. Foi somente durante a Dinastia Ming, por volta de 200 d.C. que o chá passou a ser consumido como conhecemos até hoje.
Por muitos anos o chá foi consumido apenas no Oriente, saindo da China para o Tibet e Japão, onde a infusão era considerada mais que uma bebida. Tanto que desenvolveram uma cerimônia especial com horas de duração, cujo objetivo era encontrar paz de espírito ao consumir chá. O ritual continua sendo uma tradição no país, embora com a duração bem menor hoje em dia.
Somente por volta de 1600 que o chá chega à Europa, trazida pela Companhia Holandesa das Índias Orientais, onde logo se popularizou e passou a ser consumido regularmente.
Camellia sinensis
Chá é uma palavra de origem chinesa, utilizada para se referir à bebida preparada à partir da planta Camellia sinensis. A mesma planta que caiu na água do Imperador Shennong. Portanto a bebida que estamos habituades a chamar de chá de camomila, hortelã e outras ervas são, na verdade, infusões. Só é chá se for de Camellia sinensis. Mas calma, você conhece sim várias bebidas que são chá de verdade, isso porque a planta passa por processamentos diferentes para originar variados tipos de chá com nomes mais populares que seu nome científico.
Tipos de chá
Chá branco
Feito a partir das folhas mais jovens e novos brotos da planta Camellia sinensis, as quais ainda não sofreram oxidação. Esse tipo de chá tem o sabor suave e adocicado e seus antioxidantes promovem a saúde do coração e previnem o envelhecimento.
Chá verde
As folhas são aquecidas logo que são colhidas e esse processo interrompe a oxidação. É um chá rico em antioxidantes que ajuda a diminuir o estresse, melhora a saúde do coração e estudos indicam que ajuda a previnir o câncer.
Chá preto
As folhas de Camellia sinensis são enroladas, secas e o processo de oxidação é intenso, proporcionando um sabor marcante. É um chá produzido em diversas regiões, portanto tem uma grande variação de sabor. Faz bem para o coração, pode diminuir o colesterol ruim, auxilia na imunidade e concentração.
Chá oolong
Suas folhas são mais maduras que as do chá verde e do chá preto, porém seu processo de oxidação é intermediário, entre os dois chás. Ajuda a previnir diabetes, auxilia na memória e alívio da ansiedade.
Aprenda como preparar seu chá
- aqueça a água filtrada ou mineral até ferver;
- escolha uma caneca (cerâmica ou porcelana retém melhor o calor da bebida);
- coloque 1 a 2 colheres de chá (medida) da erva em um infusor ou sachê;
- despeje a água na temperatura correta:
– chá preto: água fervente
– chá branco ou verde: entre 75ºC e 85ºC
– oolong: entre 85ºC e 98ºC; - deixe a bebida descansar em recipiente tampado, entre 2 e 5 minutos (não passar desse tempo para não amargar).
Agora é só colocar a água para aquecer, escolher seu chá favorito e preparar essa bebida milenar tão cheia de histórias e tradições. Eu sou apaixonada por chás e infusões e você?