Ecoterapia – a natureza aliada no tratamento da depressão

Ter plantas em casa não vai só deixar o ar mais limpo, o clima mais úmido e a decoração mais viva. Estudos comprovam que o contato com a natureza auxilia no tratamento de ansiedade e depressão. 

Você sabe o que é Ecoterapia?

É um conjunto de atividades, como cultivo de plantas em vaso, jardinagem, horta, caminhadas ao ar livre e qualquer outra atividade que retome o contato com a natureza, afim de auxiliar no tratamento e prevenção de doenças mentais como ansiedade e depressão.

Como funciona?

Estudos feitos, principalmente na Inglaterra, comprovaram que caminhar 90 minutos ao ar livre, em ambiente com paisagem natural, reduz a atividade cerebral na região do cérebro responsável por pensamentos negativos repetitivos. Esta atividade do cérebro está diretamente relacionada às doenças mentais.

Ecoterapia na prática

Em Londres já existem diversos centros de apoio à doença mental que já incluíram atividades como caminhadas, horta e jardinagem como complemento aos seus tratamentos.

lady watering plant in pot
Imagem de SHVETS via Pexels.com

Comece com um vaso ou uma caminhada

O recomendado por especialistas é aumentar o contato com a natureza em atividades diárias. Quanto maior for o tempo ao ar livre ou em contato direto com a natureza, melhores serão os benefícios. Cuidar de um vasinho de planta é um começo, por isso ter plantas em casa pode sim ajudar a melhorar a sensação de bem-estar.

Praticar atividades ao ar livre, cuidar de uma planta, ajudar na horta comunitária, são alguns exemplos de como reconectar-se com a natureza e com a sua saúde mental.

Sempre busque ajuda de especialista!

Ainda que a Ecoterapia tenha efeitos positivos para a nossa saúde mental, em casos de depressão e ansiedade diagnosticadas, ela só funciona em paralelo ao acompanhamento com um especialista. Portanto, não substitua ajuda médica e/ou de especialista por um vaso de planta, combinado?

Saiba onde encontrar ajuda

CVV – Centro de Valorização da Vida tem atendimento on-line, através do chat, e-mail ou pelo telefone. É gratuito e sigiloso. Mais informações você encontra no site do CVV.

O Ministério da Saúde disponibiliza um mapa organizado pelo RAPS – Rede de Atenção Psicossocial, onde você consegue encontrar ajuda psicológica mais próxima do seu endereço.

Quer cuidar de plantas, mas não sabe por onde começar? Confira as dicas a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode ter plantas no quarto? Problemas mais comuns nas plantas Pets e Plantas: um guia completo Como escolher a planta certa 5 dicas para começar a ter plantas