Desafio 21 Dias Sem Carne – Semana 03

1284_30_1438764906_Fotorreceita

Desafio concluído! Depois de 2 deslizes, consegui me manter firme até o fim. Posso dizer que oficialmente virei vegetariana, ou melhor, peixetariana, porém, como comentei semana passada, eu vou evitar também o peixe, mas se tiver vontade me permitirei comer sem culpa. Outros tipos de carne realmente foram excluídos do cardápio. Eu sei que ainda vou sentir umas vontades enormes quando aparecer na minha frente algumas coisas que eu realmente curtia comer. Porque na real eu não deixei de gostar, talvez isso aconteça com o passar dos anos, não sei. Já tenho umas metas com prazos não estabelecidos por enquanto, mas quero mais para frente também não comer mais frutos do mar e depois parar com laticínios. São escolhas muito pessoais, não vou virar aquele tipo de pessoa que tenta convencer qualquer um do quanto essa decisão deveria ser tomada pelo mundo todo.

Essa última semana foi a mais fácil de todas, então concluo que conforme o tempo vai passando as coisas fiquem realmente mais fáceis de lidar. Parar de comer carne é muito mais cortar um hábito do que um vício, digamos. Eu amo e sou viciada em café por exemplo, passar dois ou três dias sem me dá dor de cabeça entre outros sintomas de abstinência de cafeína. O mesmo acontece quando rola aquela vontade louca de comer chocolate ou algum doce, é um efeito ligado ao açúcar e a falta dele no organismo te deixa mesmo maluca por um docinho. É bizarro, eu sei, mas é real. Isso não aconteceu em nenhum momento por não estar mais comendo carne, nem sentindo o cheiro eu fiquei com vontade de comer um bifão acebolado, muito pelo contrário, os efeitos são todos positivos. Durante todo o desafio eu comi fora de casa pouquíssimas vezes, então não sei dizer se eu vou ter muita dificuldade quanto a isso, mas eu acredito que não porque passarei a frequentar lugares que sei que têm opções vegetarianas. Por outro lado eu não conheço muitos lugares dedicados ao público vegetariano, mas eu nem ligo, na verdade evito. Morar em São Paulo e comer fora sai caro pra cacete, não tô podendo.

ft_oct03edf03_t_vertreceita

Já disse e repito, a minha disposição para tudo é maior, durmo melhor, meu humor melhorou, meu organismo melhorou demais e obviamente isso também está ligado à uma alimentação mais saudável que eu venho mantendo desde que iniciei o desafio. O fato é que carne nenhuma fez falta nas minhas refeições e eu fiquei muito feliz por isso. Outro detalhe interessante é que após 3 semanas eu eliminei 3 kg. Geralmente em um dia comum em home office eu acordava, tomava meu café preto e 2 torradas de pão integral ou de grãos. Depois, na hora do almoço, comia sempre algum tipo de carne como acompanhamento, de tarde comia somente se desse fome e de noite fazia um lanchinho. Basicamente era isso, ou seja, não comia muito, sempre fui de comer pouco mesmo. Depois de parar com a carne as únicas coisas que realmente mudaram, além do fato de não ter mais misturas nas minhas refeições, foi que passei a comer mais saladas e me alimentar a cada 3 horas. Só isso, o resto continua sendo a mesma rotina. Eu tenho o organismo meio lento então sempre que comia carne vermelha eu ficava me sentindo super pesada por horas e isso não acontece mais, mesmo quando dou uma exageradinha.

Concluindo, foi muito mais fácil do que eu esperava, além de muito mais benéfico para a minha saúde. Sempre posterguei essa decisão por achar que seria muito torturante ter que parar de comer churrasco e outras coisas que eu realmente gosto e comi a vida inteira, mas foi muito mais fácil e não exigiu nem metade do esforço e determinação que eu achei que fosse precisar. Obviamente eu fiz essa escolha em um momento em que a ideia já estava bem amadurecida em mim, aí veio o Desafio 21 Dias Sem Carne e deu o empurrão final que eu precisava. Seja com isso ou qualquer outra coisa que você queira mudar nos seus hábitos, a única pessoa capaz de fazer acontecer é você mesmo porque sempre vão existir pessoas para não te apoiar e elas podem estar mais próximas do que imagina, situações vão surgir para te testar e somente você é capaz de se manter firme. Então eu deixo o conselho de que se você acha que aquilo é o que você precisa e que vá te fazer bem, siga em frente e não deixe que nada nem ninguém te diga o contrário. E isso serve para tudo nessa vida, não somente para quem quer parar de comer carne, de fumar, de beber etc. ♡

 imagens: Jamie Oliver e Martha Stewart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.