Todo verão que houver nessa vida

vintage_summer

O sol nunca foi meu amigo. Nossa relação sempre foi de muito mais ódio do que amor. Minhas lembranças de ano novo de quando era criança são todas besuntadas em Caladril e muitos não me toque. Não sei de quem era a culpa, dos protetores solares ineficazes ou da minha falta de paciência em deixar minha mãe esfregar aquela pasta nas minhas costas cheia de areia. Sofri muito. Na minha adolescência qualquer excesso de sol resultava num rosto inchado e vermelho, de dar vergonha de sair na rua.

Vamos combinar que ninguém se preocupa, de fato, com protetor solar antes dos 25 anos ou mais. Eu só me preocupava em não deixar minhas tatuagens tomarem sol, o resto do corpo dava conta, mesmo ficando com a marca da regata no fim do dia. Eu tenho muitas sardas e pintas no rosto e no corpo todo e jamais deveria na vida me expor ao sol, aliás ninguém deveria.

Só entrei na onda de cuidar da minha pele depois de ter minha filha. Minha vida mudou muito depois da gravidez e eu finalmente fiz a transição para a fase adulta. Acredito que as pessoas amadurecem de verdade após acontecimentos importantes na vida delas e na minha vida foi a maternidade. Agora eu cuido da minha pele e da dela. Afinal, sou responsável por todo sol que ela tomar até ter idade suficiente para se preocupar com isso sozinha. Não quero que ela passe pelo que passei nem acumule camadas de envelhecimento precoce devido ao sol.

Ainda não fiz as pazes com o sol e talvez nunca faça, mas depois de virar melhor amiga do protetor solar, nossa convivência até que se tornou mais amigável. Até comprei um biquini retrô, daqueles que a calcinha vem até a cintura, porque não preciso mais me preocupar com a marca que vou ter no corpo no final do verão. Meu biquini agora é meu traje de banho de piscina, de mar, de mangueira ou o que for, afinal ele foi inventado para isso. E pra todo sol que existir, sempre haverá uma sombra para me abrigar e me deixar curtir todo verão que houver nessa vida besuntada, dessa vez, de muito protetor solar.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge