Desapegue de tudo que você não usa em 4 passos simples

large_7203340384

Todo ano, no começo do outono e da primavera, eu faço uma geral no guarda roupa e dou tudo que não uso mais, que tá velho ou não serve. Só que sempre tem um monte de peças que a gente fica com “dó” de dar porque usou pouco, não usou ou acha bonita, embora nunca lembre da existência dela. No fim continuava com um guarda roupa cheio de roupas sem uso.

Esse final de semana resolvi fazer uma limpa e ficar somente com as peças que eu sei que vou usar. Não é tarefa fácil quando você é aquele tipo de pessoa que compra sem necessidade (eu!), ou que se apega às peças porque usou em um dia especial (eu!). Só pra você ter uma noção, achei roupas no meu armário que não uso há muito tempo e que eu tinha há quase 10 anos!! Pra facilitar a sessão desapego, tem algumas coisas que você pode fazer aos poucos até atingir um nível satisfatório de vida minimalista.

Comece doando ou jogando fora tudo que está velho. Nessa primeira etapa, você joga no lixo aquelas roupas ou sapatos furados, rasgados ou muito velhos, que não estejam em condições de ninguém mais usar. As maquiagens, esmaltes, cremes etc você joga no lixo tudo que já venceu ou estragou. Vai ver como já vai liberar um bom espaço.

Desapegue daquilo que você não tem tanto apego. Eu comecei limpando minhas gavetas de maquiagem. São raras as vezes que me maqueio de verdade, então pra quê vou guardar um monte de coisas que eu não uso NUNCA? Depois de jogar no lixo o que já venceu, distribua o resto entre amigas, é uma maneira de limpar a gaveta, fazer alguém feliz e ainda rola pegar emprestado quando quiser.

Separe tudo que você não usa há mais de 1 ano e doe. Pra começar, se você passou um ano sem usar aquilo, com certeza não fará falta na sua vida. A gente tem um monte de coisas que compra achando que vai usar até gastar ou acabar e não usa nunca! Desapegue e faça alguém feliz.

Divida o que sobrou em duas partes: Vou Usar e Uso Muito. Tem que ser uma divisão bem clara, pode ser uma gaveta pra cada, mas eu acho melhor deixar pelo menos a parte Vou Usar onde você veja sempre. Não vale colocar nessa parte roupas ou coisas sem uso há muito tempo, só vale pro que é novo e que por algum motivo (seja mudança de tempo ou gravidez como no meu caso) você não usou o quanto deveria e estabeleça uma meta do tipo se você não usar em tantos meses ela vai pra doação, mas tem que ser uma meta curta. Em Uso Muito fica tudo que você usa…muito! Seja roupa, sapatos ou cosméticos, são todas as coisas que você usa até acabar e que te faz bem ou confortável. São as coisas queridas que estão em boas condições e que você faz uso frequente.

Antes eu fazia rodízio com as minhas roupas, quando chegava o verão por exemplo, eu mandava pro quarto de vestir da minha mãe todas as minhas roupas de inverno pra poder desocupar espaço no armário e caber tudo de verão. Depois de toda essa arrumação todas as minhas roupas estão no meu guarda roupa e o melhor: com espaço sobrando! Eu comecei meu desapego com as maquiagens, passei para as roupas e acessórios e ainda faltam os sapatos, mas como eu já doei dois sacos gigantescos quando estava grávida, posso esperar mais um pouco. A sensação de alívio que dá ao se livrar de tudo que fica parado é ótima. Faça uma boa limpa dessa pelo menos uma vez ao ano, assim vai ter sempre coisas legais pra usar, além de ajudar o próximo e renovar as energias do ambiente.

E você tem algum segredo pra se desapegar de coisas materiais? Qual sua tática na hora de organizar o armário?

imagem: Rubbermaid Products via photopin cc

10 Comentários

  1. Ana Netto

    25.11.2013 at 14:09

    Eu super ameeeeeei a dica Sté,eu costumo fazer isso de 6 em 6 meses e esta na hora de fazer novamente…vou por em prática pra ver se elimino mais coisas dessa vez =) Bj

    1. Stephanie Salateo

      25.11.2013 at 15:10

      eu também costumo fazer de 6 em 6 meses eliminando o que não usei na “temporada”, mas sempre ficavam aquelas peças que dava dó. me desapeguei geral e tô me sentindo bem melhor dessa vez! boa sorte e depois me conta como foi! beijo, beijo!

  2. Amanda

    25.11.2013 at 15:46

    Simplesmente adorei!!!! Assim que chegar em casa , vou por em pratica as dicas.

    1. Stephanie Salateo

      25.11.2013 at 16:12

      Que bom Amanda!! Vai ver como aos poucos assim fica mais fácil se desapegar.
      Beijo, beijo!

  3. Aline

    25.11.2013 at 16:12

    Pra mim sempre foi super dificil desapegar. Ainda mais de roupa. Sempre rola aquele pensamento de que um dia vou precisar e não vou ter. Mas quando me mudei, e resolvi que não queria trazer nada pra casa nova (nada é ótimo né, até parece), selecionei muuuuita coisa e acabei diminuindo bastante as quantidades de roupa e acessórios. O que me ajudou a desapegar do pensamento de que algumas coisas tinham “lembranças boas” foi fotografar cada uma delas antes de jogar fora ou doar. Funcionou. Psicologicamente desapeguei. Agora pergunta se depois disso vi alguma dessas fotos? Não mesmo! haha
    Vai entender né…

    1. Stephanie Salateo

      25.11.2013 at 16:15

      Olha, mesmo não olhando as fotos depois foi algo que te ajudou no processo e é uma ótima dica pra quem relaciona muito lembranças x objetos. Eu separei roupas que tinha há quase 10 anos porque me traziam “boas lembranças” e eu sempre achava que usaria de novo, por isso elas nunca iam embora. Não é fácil mas temos que ser fortes mesmo. hahaha
      Beijo, beijo!

  4. Tânia Coelho

    25.11.2013 at 19:07

    Oi Sté….adorei as dicas!!!
    Eu mudei faz pouco tempo e já desapeguei de algumas coisas, mas ainda não cheguei no 4º passo “Vou Usar e Uso Muito”.
    Pretendo fazer uma limpa novamente em breve!!!
    O que tenho a dizer é que quando arrumamos nosso guarda-roupa, arrumamos o coração…é uma sensação muito boa…organizar as ideias enquanto olha cada peça, seleciona e se recorda das roupas e momentos passados!!!
    Vale a pena!!!
    bjs

    1. Stephanie Salateo

      25.11.2013 at 19:25

      Oi Tânia, obrigada!! Só não pode deixar que as recordações interfiram no momento de passar pra frente aquela peça, isso sempre acontecia comigo. hahahaha
      Beijo, beijo!

  5. Roberto

    25.11.2013 at 23:35

    Bom para as meninas e bom para os cabras também! Curti o texto e as dicas! Parabéns, Ste!

    Além disso, se interessar, tem um livro legal que chama “Terapia do Apartamento” e um dos pontos é exatamente esse!

    Se gostarem do tipo de literatura, vale a pena ler!

    Bjs

    1. Stephanie Salateo

      26.11.2013 at 7:55

      Sim, vale pra todo mundo e pra organizar não só as roupas, mas tudo mesmo. Vou procurar o livro sim, obrigada pela dica!!
      Beijo, beijo.

Responda