Cotidiano Saúde

Desafio 21 Dias Sem Carne – Semana 01

A primeira vez que eu pensei em virar vegetariana eu ainda era adolescente, devia ter por volta de 14 anos, desde então a ideia vive pipocando na minha cabeça, mas nunca havia de fato colocado em prática porque existem duas coisas que eu realmente gosto nessa vida e que envolvem carne: churrasco e comida japonesa. No dia a dia eu confesso que não sinto falta, acho até pesado comer carne vermelha sempre e também não é todo dia que mando um rodizião japa porque custa muitos dinheiros.

farro-and-white-beans-with-kale-and-asiagoreceita

O Desafio

Outro dia rolando o feed do facebook vi que alguém compartilhou um link para o Desafio 21 Dias Sem Carne e eu achei interessante por ser um desafio e não uma imposição definitiva. Segundo o site:

“Este desafio quer mostrar que não só é possível, como também é fácil e pode ser muito mais saudável adotar uma dieta sem carne e outros produtos de origem animal.”

Ainda de acordo com o site do desafio, após 21 dias sem carne cada pessoa terá economizado 47.628L de água, 420kg de grãos, evitado o desmatamento de 56m² de floresta e a emissão de 189kg de CO2. Só em 21 dias! Apenas 01 pessoa! Sério, eu fiquei impressionada. Isso acabou me dando um empurrão e na hora me inscrevi no desafio. Durante 21 dias eles enviam emails com diversos tipos de informações, receitas, suporte de especialistas e nutricionistas, além de poder acompanhar as redes sociais do próprio desafio e do time de desafiadores, composto por Luísa Mell, João Gordo e mais duas pessoas que, honestamente, não conheço, nem nunca vi.

Minha primeira semana sem carne

Me inscrevi na quinta feira, dia 08 de outubro e minha dieta sem carne durou exatos 3 dias. Fiquei mal por isso, mas a vida é bem zueira com a gente quando resolvemos excluir alguma coisa da nossa rotina. Depois de sobreviver a um churrasco no sábado, no qual eu apenas comi cebola e quiabo, no domingo pós rolê resolvemos que seria “ótimo” dar uma paradinha no Mc Donald’s para um lanchinho. Depois de ficar na dúvida entre comer ou não um Mc Fish, acabei pedindo só um Milk Shake de baunilha porque lembrei que no desafio peixe também não é permitido. Tava tudo lindo até o balconista entregar um saquinho a mais para a gente com o novo Cheddar gigante e uma batata com bacon e cheddar. Eu estava acompanhada de 2 amigas carnívoras e munidas de seus super combos e 01 vegetariana que maravilhosamente me olhou with lasers quando sugeri comer qualquer sanduíche dalí. No final das contas acabei devorando sem dó o Cheddar de 3 andares e depois fiquei com a maior ressaca moral que me serviu para tomar vergonha e seguir com seriedade o Desafio 21 Dias Sem Carne, afinal de contas se fosse fácil não seria um DESAFIO.

Observação importante: não devolvemos o saquinho extra porque demorou demais para virem todos os lanches e quando percebemos que aquele saquinho não era nosso, metade das batatas já haviam sido devoradas. Foi mal gente, mas quem nunca?

Brazilian-Burrito-Bowls-3-2receita

No dia 12 de outubro, segunda feira, oficializei como meu primeiro dia sem carne, portanto a meta é ficar até o dia 01 de novembro sem ingerir nenhum tipo de carne. Ou pelo menos era. A vida mandou outra zueira para me testar na sexta-feira. Eu e minha mãe pedimos uma pizza, ela escolheu sua metade portuguesa – sabor que eu não como nem se pudesse, detesto pizza com qualquer tipo de carne, exceto pepperoni – e eu pedi minha metade com queijo mussarela, emmental e uma pitada de estragão. Estava há meses sem comer pizza, uma coisa que eu amo, além de morta de fome, então dá para imaginar o tamanho da minha decepção ao abrir a embalagem e me deparar com uma pizza cheia de milho e….BACON! Sério, procurei a câmera porque só podia ser pegadinha. Imaginei o Sérgio Malandro de entregador de pizza gritando “Ié Ié” quando eu fosse devolver o sabor errado. Dessa vez me mantive forte, liguei na pizzaria, reclamei e me mandaram uma brotinho com o recheio que eu havia pedido antes. Ponto para mim. Ponto esse que eu já perdi domingo, 18 de outubro, quando topei comer um barco de comida japonesa. Shame on me! Eu não tenho limite, nem vergonha na cara e ainda falta mais determinação para concluir meu desafio e mudar completamente meus hábitos alimentares de mais de 29 anos.

De qualquer maneira, depois desses 7 dias “sem carne” eu ainda acho que não posso tirar muita conclusão, mas achei algo curioso, sempre acreditei que comia pouca carne, porém na hora de notar tudo que eu comia diariamente e que tive que evitar, pude perceber que na real eu como carne todos os dias. Seja o bacon no feijão, o filé de frango ou frango desfiado com legumes, a carne moída, o presunto na omelete e por aí vai. Se eu senti falta dela em alguma dessas coisas? Nem um pouco! Não deu nem vontade de comer a pizza cheia de bacon, embora eu tenha avacalhado no domingo comendo muito peixe. Acho até que o mais difícil vai ser ficar sem peixe mesmo, mas aí é aquele lance, não posso nem pensar em passar perto de restaurante japonês, que é minha maior fraqueza relacionada a isso. A única coisa que eu tive dificuldade nos outros dias foi em relação ao meu cardápio, apesar de estar comendo coisas mais saudáveis, como não sou fã de cozinhar, fico pensando direto no quanto um bifinho é prático, é só fazer um arroz e tá pronto o almoço, a não ser que eu coma macarrão todo dia. Hahaha. Se percebi alguma mudança no meu corpo ou organismo? Talvez. Tenho ido dormir mais cedo, portanto acordo bem mais cedo que de costume e muito mais disposta, mas não sei se isso tem relação direta com a carne porque faz quase 2 semanas que eu comecei a regular e melhorar minha alimentação incluindo frutas e verduras em maiores quantidades todos os dias. E ontem eu morri de preguiça para acordar e também não sei se isso está diretamente relacionado à quantidade absurda de peixe que comi domingo ou se foi porque dormi apenas 4 horas de sábado para domingo. Ou talvez seja culpa das duas coisas, não sei. Acredito que semana que vem devo notar alguma outra diferença e dessa vez vou me policiar para realmente não comer nenhum tipo de carne.  A minha ideia é fazer disso um hábito, pretendo não voltar a comer carne, apenas peixe mesmo e com o tempo reduzir o consumo de derivados animais. Para isso basta ter determinação e se habituar, não devo sofrer tanto, eu acho. Veremos.

Para quem quiser conhecer o desafio, basta acessar o site desafio21diassemcarne.com e se você é vegetariano, vegan ou algo do tipo, me dá umas dicas e me conta como foi essa transição para você.

Ah! Como deslizei na dieta, para compensar eu vou acrescentar um dia ao final, então meu último dia do desafio será 02 de novembro ou será que começo a contar de novo? Deixe sua opinião e me ajude, por favor! :D

imagens: Pinch of Yum

5 Replies to “Desafio 21 Dias Sem Carne – Semana 01”

  1. Caramba, que coisa mais doida: eu tô na 2a semana sem carne sem nem sequer ter visto esse desafio rolando! Agora me empolguei MUITO MAIS #monicagellerfeelings hahahaha! Eu também dei umas derrapadas, mas cara, sabe que eu to me sentindo bem melhor? A digestão tá mais bacana e não tô sentindo muita falta… ATÉ CHEGAR NA PORTA DO RESTAURANTE JAPONÊS. Menina, que é isso? Como a gente resiste? Só de pensar em peixe cru eu já tô salivando…

    Vou acompanhar teu desafio e registrar o meu também :)

    1. Ai, cê me entende! Peixe cru é muito mais complicado pra largar do que carne em churrasco. Ontem minha mãe fez 2 filés de peixe e eu nem tchum, se fosse sashimi eu teria chorado. Hahaha
      Eu achei bem legal ess desafio, confesso que não acompanho os emails, mas até que estou me virando bem. Preciso assistir o documentário Cowspiracy, vc assistiu? Eu também tô me sentindo mais leve e eu fico satisfeita muito mais rápido do que antes. Tô achando ótimo. Pretendo continuar com o peixe 01 vez por semana só, pelo menos agora no início. Vc vai parar com tudo de vez?

  2. ola somos da empresa plena soja…consegui ficar somente no hamburguer de soja e
    nas almondegas de soja ……gostaria que vc provase essa delicia hamburguer
    da empresa plena soja…..o tempo que fiquei foi de 18 dias e na salada tambem …foi otimo…
    por isso compartilho com vc ….um abraço …..joao santana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge