Virou o ano e, como sempre, eu demoro a entrar no ritmo de novo. Para intensificar as coisas o ano já chegou com os dois pés no peito, mostrando que 2018 vai ser um ano bem cheio de personalidade e surpresas. Bom, Caetano já tem 10 meses e já vive aqui do lado de fora há mais tempo que viveu aqui dentro. Eu fico impressionada com o tanto que os dias têm passado depressa e ao mesmo tempo Caetano se desenvolve com muita rapidez. Poucos dias após o último post do nosso cotidiano, em dezembro, ele aprendeu a ficar em pé. Hoje não quer saber de outra coisa, engatinha pra qualquer lugar só pra se apoiar e levantar. Faz isso em tudo: porta, cama, cadeira, parede…agora fica em pé e levanta os bracinhos todo animado. Quando Alice andou, saiu dando passinhos e aplaudindo o próprio feito, será que Caetano vai dar os primeiros passos de mãos para o alto? Hahaha! Por falar em aplaudir, ele também já aprendeu a bater palminhas, então sempre que acordo escuto ele batendo as mãozinhas, ou quando termina de comer olha pra mim e bate palma.  Os dentinhos que eram 1 e meio no último mês do ano, hoje são 4 e já consigo ver as pontinhas dos dentinhos de vampirinho. Esse ano ele também começou a comer de verdade, antes ele só provava e quase não se interessava por frutas, hoje come quase a mesma quantidade que a irmã, adora fruta e teve até um dia que comeu, sozinho, um mamão inteiro. E o lance dele é comida mesmo, se estiver com uma banana na mão e alguém sentar do lado com um pratão de arroz e feijão, ele larga a fruta na hora. Hahaha. Essa semana pós carnaval começamos a fazer o desmame noturno porque ele não estava mais mamando nem uma gota de leite e, antes acordava a cada 3 horas, de repente passou a acordar a cada 2 horas e teve até noites que acordou de hora em hora. Eu tava ficando péssima, com enxaqueca o dia inteiro, então decidimos que tentaríamos, de forma gentil, tirar essas mamadas da madrugada. Essa noite ele dormiu por 6 horas seguidas, depois de 2 noites meio caóticas tentando não dar o peito. Espero que se mantenha assim pelo resto dos dias.

Alice esse ano está estudando de manhã e tá sendo muito louca essa adaptação de todo mundo aqui em casa, ninguém aqui acordava antes das 9 horas da manhã e agora estamos levantando às 6 horas. Eu achei que fosse ser mais difícil, mas casou com os horários do Caetano e só precisamos de 1 dia para Alice se acostumar a dormir e acordar mais cedo. Semana passada teve Carnaval e ela amou demais! Passou a semana toda de fantasia, queria se maquiar e passar glitter todos os dias e a sapatilha que eu comprei junto com a fantasia de fada, já está quase furando. Foi lindo, fiz uma tiara de flamingo pra ela usar na festinha da escola e ficou toda animada porque os amiguinhos adoraram. Para deixar a festa mais divertida, ganhamos convites para ir ao Bloco do Bita, um evento lindo que aconteceu no sábado de Carnaval, com oficina para crianças, bloquinho de carnaval tocando as músicas do Bita e 1 hora de show com os bonecos. Alice amou, pulou, brincou, dançou e no fim não queria ir embora. Foi demais!! No domingo nós a levamos em um bloquinho de rua infantil e ela também adorou. Ano passado nós fomos em um bloco e ela não gostou da música alta, achou barulhento, esse ano ela amou. Eu é que não tive pique de pular carnaval, embora tenha elaborado 4 fantasias diferentes pra mim, acabamos abortando todos os blocos adultos. Vamos guardar energia para o próximo ano e pular carnaval sem filhos, vai ser melhor. Hahaha. Segura a surra de fotos pois são quase 3 meses desde o nosso último Cotidiano por aqui.

me segue lá no instagram (@salateando) para acompanhar o nosso dia a dia, minhas xícaras de café e umas fotos bonitas vez ou outra.

Compartilhe:
Escrito por Stephanie Salateo
mãe de Alice e Caetano, fotógrafa documental, crio conteúdo criativo e tomo muito café. tenho 31 anos, sou geminiana com ascendente em câncer e lua em leão. tô aqui para ajudar mulheres a se empoderarem, mães a levarem uma maternidade mais leve e para compartilhar meus aprendizados.