prateleira decorada com plantas e cristais

Como preparar as plantas para o verão

Verão tá logo aí, né? Você já deve ter notado que suas plantas começaram a brotar folhas novas, estão ficando mais bonitas e parecem até mais felizes. Portanto é hora de redobrar os cuidados, afinal, com os dias ficando mais quentes, você vai precisar ajustar rega, iluminação e até mudar alguma planta de lugar. Eu já dei algumas dicas de como começar a ter plantas em casa e agora toda terça-feira vai ter Terça Terracota aqui no blog. Quem já me segue no instagram (@salateando), deve conhecer a #terçaterracota, uma hashtag que criei em maio de 2018 para toda semana dar dicas de plantas. Agora quero ampliar esse conteúdo, que em breve não vai ficar só no intagram e no blog. Para começar, no post de hoje vou te dar algumas dicas de como preparar as plantas para o verão e ficarem lindas e saudáveis pelos próximos meses!

Bebeu água?

Estamos sempre atentos à quantidade de água que ingerimos diariamente, não é mesmo? Com as plantinhas não é diferente, durante o verão elas vão precisar de mais água, mas cuidado, não quero ninguém afogando ninguém! Vá aumentando as regas aos poucos e observe como a sua planta está. Folhas enroladas ou aquela aparência “desmaiada” indicam que a sua planta precisa de mais água. Folhas secando nas pontas podem indicar falta de umidade, borrife água nas folhas, mas deixe de fora as que preferem climas secos, como rosas, cactos e suculentas.

Um banho de chuveiro também faz bem, apenas lembre-se de que a água deve estar sempre em temperatura ambiente. Já que falamos em temperatura da água, regue suas plantas pela manhã, antes das 10h ou no final do dia, lá pelas 17h. Desse modo você evita que a água evapore muito depressa ou esquente dentro do vaso. Também não precisa sair regando suas plantas deliberadamente com medo delas sentirem sede. Antes da rega, o teste do dedo vai te dizer como está o solo, se você colocar o dedo e a terra estiver seca, pode regar sem medo.

Tá ficando quente aqui!

Que toda planta precisa de luz a gente sabe, mas você sabia que nem toda planta gosta de sol direto nas folhas? Tem muita planta que prefere sombra e água fresca do que esturricar no sol. Entretanto você se lembra o que agente aprendeu lá na aula de Geografia, que durante o ano a Terra vai girando ao redor do Sol? Por isso é muito importante você observar a posição do Sol com o passar dos meses. Porque pode ser que aquele cantinho sombreado agora esteja tomando sol durante a tarde toda. Assim sendo, aproveite esse momento para reorganizar suas plantas pela casa e deixar suas verdinhas tomando novos ares, longe dos raios solares, se assim elas preferirem. 

vasos de terracota com plantas variadas

Vamos replantar?

Geralmente as plantas precisam ser replantadas a cada 1 ou 2 anos e durante a primavera e começo do verão são ideais para isso, porém, nem toda planta vai precisar de um vaso novo ou maior. Só a troca do substrato já pode ser suficiente para preparar as plantas para o verão. Afinal de contas ele também nutre nossas plantinhas. Para saber se precisa mudar a planta para um vaso maior observe as raízes. Se estiverem muito compactadas ou ocupando todo espaço do vaso, é melhor mudar para um vaso que seja até uns 6 cm de diâmetro maior.

Uma vitamina vai bem!

Se você replantou ou trocou o subtrato da sua plantinha, pule para a próxima etapa. Quando a gente troca o substrato ele já está rico em nutrientes que sua planta precisa para se manter saudável. Por isso, caso você tenha deixado o replante para o próximo ano, considere adubar suas plantas para que elas se desenvolvam bem durante essa época. Os 3 nutrientes que a maioria das plantas mais necessitam são: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). Então na hora de escolher um fertilizante opte por algum que possua NPK em parâmetros equilibrados como 10-10-10 ou 10-15-10. Você também pode optar por comprar fertilizantes específicos para cada espécie de planta que possui. Hoje em dia nos supermercados e gardens existe uma variedade enorme de fertilizantes específicos para orquídeas, samambaias etc. Siga as instruções da embalagem que dá tudo certo!

calateias e pacová em filtro de barro e cesto de fibra

Que brisa boa!

Dependendo da região em que você mora, dentro de casa pode ficar muito abafado e suas plantas vão adorar se você puder colocá-las do lado de fora de casa para tomar um ar de vez em quando. Entretanto, se não tiver espaço possível para isso, deixe-as próximas das janelas, sempre atentando à incidência de raios solares, hein? Se tiver ar condicionado em casa, a temperatura ficará mais agradável, porém lembre-se de que o ar-condicionado deixa o ar mais seco e frio. Plantas tropicais precisam de umidade, portanto talvez você precise atentar às regas e àquela borrifadinha nas folhas. 

Manter as nossas plantas saudáveis o ano todo requer um tanto de cuidado e atenção. É observando como elas se desenvolvem que aprendemos o que elas precisam e assim retribuímos tudo que elas nos dão, não é mesmo? Se restou alguma dúvida deixe nos comentários e não esqueça de me seguir no instagram (@salateando) que também tem muita dica no meu feed e IGTV. Você também pode compartilhar esse post com alguém que você acha que gostaria de saber como preparar as plantas para o verão.

Responda