Eu amo cores neutras, meu guarda roupas é composto por muito cinza, preto e branco. Meu quarto é cinza e branco, meu home office é branco e rosa bem claro e isso tudo tem muito a ver com as minhas fotos. Eu prefiro que elas tenham essas mesmas cores, principalmente se tratando de instagram, já me segue por la (@salateando)?

Gosto de fotos claras e contrastadas, onde o preto é bem preto, o cinza é bem cinza e o branco bem branco. Existem diversas formas de editar suas fotos para que fiquem assim, mas hoje eu vou ensinar como fazer isso de uma maneira “menos amadora”, digamos. Digo isso porque algumas pessoas passaram a utilizar a ferramenta de clarear os dentes de alguns aplicativos de edição para clarear todo e qualquer branco das fotos e até o que não era branco passou a ser clareado. Acontece que muitas vezes o efeito não fica bonito porque, como geralmente não tem como regular a intensidade da ferramenta, acaba ficando tudo muito marcado.

Buscando uma alternativa melhor eu fui no Snapseed, um aplicativo de edição de fotos inteiramente gratuito e que é bastante completo. A seguir eu te ensino como ter um feed no instagram claro e clean usando o aplicativo de edição de imagens da Google e aplicando filtro usando o VSCO.

A foto que usei para mostrar os passos da edição, eu já havia pré editado no Lightroom antes porque eu fiz a foto com a câmera. Quando fotografo com o celular eu abro a imagem direto no Snapseed. Dependendo do filtro que você prefere utilizar no VSCO, eu aconselho a seguir os passos no Snapseed depois de aplicar o filtro, isso porque alguns filtros alteram muito a cor do branco e do cinza A maneira que eu ensino nesse post é como eu edito a maioria das minhas fotos que vão para o instagram, que é onde eu gosto de ter fotos menos saturadas e com destaque para os cinzas e brancos.

Ajustes da imagem

[passo 1]: eu começo com a ferramenta ajustar imagem, onde eu aumento o brilho, diminuo o contraste, aumento um pouco a saturação para dar mais vida ao tom de pele (faço isso agora para poder reduzir a saturação depois, sem correr o risco de ficar com a pele muito cinza), subo a atmosfera e altas luzes para clarear um pouco mais e por fim reduzo sombras e calor.

Edição seletiva

[passo 2]: a ferramenta seletivo é a protagonista de toda essa edição. Com ela eu consigo deixar as cores neutras mais reais e contrastadas. No cinza eu reduzi a saturação em 50%, dependendo da imagem eu consigo diminuir até 80%. Também costumo ajustar o brilho, você pode aumentar, se quiser uma imagem mais clara ou diminuir, que foi o que eu fiz aqui para deixar o cinza mais cinza. Conforme vou editando eu ajusto o tamanho da área de alcance, usando os dedos como pinça, para que não corra o risco de afetar áreas que não desejo, como por exemplo, na imagem eu não queria que a área de alcance passasse por cima de mim e do Caetano, para não dessaturar o tom da pele.

[passo 3]: feita a edição do cinza eu começo a editar os brancos. Faço a primeira marcação na área onde o branco está mais claro e aumento o brilho, diminuo o contraste e diminuo bastante a saturação.

[passo 4]: feito isso, eu dou um toque em cima dessa marcação, dessa forma aparece um breve menu onde tenho a opção de copiar essa edição. Copio e dou um toque onde quero colar, no caso, na parte branca do lado esquerdo da imagem. Faço isso porque existe uma diferença de luminosidade nos dois lados causada pela minha sombra, se eu deixo o branco do lado esquerdo muito claro, ele deixa de ser natural, fazendo dessa forma ele clareia de forma proporcional ao lado mais claro da foto. Assim como na edição dos cinzas eu também regulo a área de alcance para que nosso tom de pele não fique muito claro e sem saturação. Nessa foto não tem nada preto, além da câmera, mas se houvesse eu editaria reduzindo o brilho, aumentando de leve o contraste e reduzindo a saturação.

Ajustes finais no Snapseed

[passo 5]: com a ferramenta pincel eu faço uns últimos ajustes no branco e no cinza. Nos brancos eu uso o pincel de clarear e aumento um pouco a claridade.

[passo 6]: na área cinza eu uso o pincel de saturação para dessaturar mais um pouco.

[passo 7]: para finalizar eu vou na ferramenta detalhes e aumento um pouco a estrutura e nitidez. Finalizo a edição no Snapseed e exporto a imagem.

Ajustes finais no VSCO

[passo 8]: após exportar a imagem do Snapseed eu abro o VSCO para aplicar o filtro. Eu sempre uso o A6, gosto muito do contraste que ele tem. Nesse caso eu deixei o ajuste do filtro em 3,5 porque eu só queria que ele desse um pouco mais de brilho e contraste à imagem, mas geralmente quando edito uma imagem tirada com o celular eu deixo o ajuste por volta de 7.

[passo 9]: por fim eu reduzi mais um pouco a temperatura pois o filtro costuma alterar esse ajuste que eu já havia feito lá no Snapseed. E tá pronta a imagem. Essa foto ficou com uma saturação boa, mas eu geralmente também reduzo a saturação no VSCO porque gosto de fotos menos saturadas.

Essas ferramentas do Snapseed são bem legais e dá pra brincar bastante. Além de ajustar essas cores neutras, eu costumo diminuir a saturação e o brilho dos verdes, quando fotografo ao ar livre aqui em casa, para deixar tudo puxando mais para tons sóbrios, que é como prefiro que seja meu instagram. Dá pra fazer bastante coisa pois ambos aplicativos são super completos. A cargo de curiosidade, atualmente meu equipamento é uma Canon 7d e na maioria das vezes uso lente 24-70mm f2.8 e algumas outras uso a 50mm f1.8 e o celular é um Samsung J7 Prime.

Δ

Espero que as dicas te ajudem a renovar suas edições de fotos e qualquer dúvida, dica ou sugestão deixa nos comentários, combinado?

 

Compartilhe:
Escrito por Stephanie Salateo
criadora de conteúdo criativo, mãe de Alice e Caetano, moro em São Paulo e não vivo sem café. tenho 31 anos e sou geminiana com ascendente em câncer, ou seja, não faço muito sentido.