Blogversando #02: você tem um nicho?

Blogversando é uma série de posts para troca de ideias, dicas e inspirações para quem tem ou quer ter um blog. A intenção é  incentivar o intercâmbio de experiências entre blogueiros abordando temas relacionados à motivação, organização e monetização de blogs. Você pode acompanhar todos os posts que já foram publicados e também participar.

TAKES-2

Quando eu comecei a blogar aqui no Salateando eu ficava muito perdida no tipo de conteúdo que traria pra cá porque queria reunir todas as coisas legais que encontrava por aí, diferente do que fazia nos blogs que tive antes. Acontece que eu comecei a achar meu conteúdo pouco consistente e bem sem graça. Uma hora postando sobre eventos bacanas que aconteciam em São Paulo, outra hora postando inspirações de moda e vídeo clipes de artistas que gosto. Eu tinha a impressão de que escrevia cada post para um blog diferente. Foi aí que decidi fazer uma pausa. Nesse tempo eu li muito conteúdo online sobre blogs e até alguns livros. Minha intenção era entender como eu poderia deixar o meu blog agradável para mim, de um jeito que me desse uma vontade louca de blogar o tempo todo sabe?
Em muitos lugares li que era preciso ter um nicho, mas eu achava isso bobagem porque queria escrever sobre tudo que me completa, seria praticamente impossível ter um blog monotemático. Com o tempo percebi que ter um nicho não é decidir somente escrever sobre feminices, maternidade ou tecnologia, por exemplo. Ter um nicho é entender, antes de mais nada, o seu blog. Quando você passa a entender qual é o seu nicho, fica mais fácil de elaborar conteúdo e, se decidir monetizar o seu blog, essa é uma informação que faz diferença para os anunciantes. O meu blog é pessoal, esse é o meu nicho, pois aqui escrevo (quase) tudo relacionado ao meu cotidiano, mais algumas coisas que tenho conhecimento e interesse. Existem blogs literários, de moda, beleza, diy, tecnologia, cultura pop, uma infinidade de nichos e dentro de cada um tem mais um mundo de categorias.

Então agora eu te pergunto, você tem um nicho? Sobre o que você escreve?

10 Comentários

  1. Patricia Leardine

    03.10.2014 at 6:18

    Bom, acredito que o meu nicho deve ser o blog pessoal. Antes de criar pensava em posts voltados à dicas de vida saudável e yoga, mas quando começou acabei colocando um ingrediente de cada parte da minha vida. Acho legal se planejar em relação aos posts, mas a gente também vai descobrindo ao longo do caminho sobre o que gostamos de escrever…
    Já falei que adoro o Blogversando?

    1. Stephanie Salateo

      06.10.2014 at 10:51

      Fico feliz que goste do blogversando Patricia!! :D
      Eu acho que pra ser um blog de qualquer outro segmento que não seja o pessoal, é importante ter um bom planejamento pra acabar não fugindo do assunto. O bom de ter um blog pessoal é que você pode escrever praticamente sobre tudo, apesar de que é preciso saber selecionar bem o conteúdo para não virar um blog sem identidade e é isso, ao longo do caminho a gente vai pegando mais gosto por umas coisas do que outras e o blog vai evoluindo junto com a gente. :)

  2. shell

    03.10.2014 at 8:06

    Oi Stephanie!
    Isso que tu falas faz todo o sentido! Eu me dei conta disso quando visitei um blog que tinha UM post sobre o que eu queria ler e o restante eram todos bem aleatórios!
    Foi aí que eu, como tu, resolvi decidir especificamente sobre o que eu queria escrever, mas acabo me desvirtuando (principalmente quando acontece algo mais pessoal que eu PRECISO comentar)
    Mas por outro lado, o meu foco é algo que eu amo e não canso de escrever! O blog é novo e mal tem visitas, mas eu decidi que o importante era fazer ele pra mim, sobre coisas que eu acho interessante! Acaba que, quando eu escrevo algo com prazer, todo mundo acaba gostando também! =)
    Beijos e parabéns pelo blog!

    1. Stephanie Salateo

      06.10.2014 at 10:57

      É legal pensar com calma sobre o que vamos escrever, mesmo sendo um blog pessoal, para criar uma identidade. Quando a gente descobre o que mais gosta de escrever a gente acaba fazendo um blog com mais prazer. Não adianta querer escrever sobre exatamente tudo porque a gente acaba se perdendo e chega uma hora que a gente escreve sobre qqr coisa só pra ter conteúdo publicado, não é verdade? :)

  3. Rayani

    03.10.2014 at 9:18

    Bem bacana isso de conhecer mais o seu blog.

    Já tem 6 anos que tenho um blog e ele sempre foi altamente intimista, muito pessoal, depois da maternidade então…

    Queria compartilhar mais links sobre coisas que gosto, mas ainda não sei fazer isso muito bem apesar de todos esses anos.

    1. Stephanie Salateo

      06.10.2014 at 11:06

      Rayani eu entrei no seu blog e fiquei encantada com a delicadeza dos seus posts. <3 Mesmo sendo um blog super pessoal ele é interessante, dá pra ficar folheando as páginas um tempão. Eu gostaria de ter mais conteúdo assim, mais intimista, mas não encontrei ainda uma maneira natural pra mim, então continua só no rascunho. Acho que pra você consegue escrever sobre coisas que acha interessante sem perder essa identidade legal que tem seu blog. É só você ver o que mais "combina" com o seu conteúdo, você pode tentar fazer um links do mês ou um post com as imagens desses links, se forem coisas mais visuais. Se você vai implementando conteúdo diferente do habitual aos poucos, não cria aquele choque pro seu leitor do tipo: "nossa cadê o blog que tava aqui?" sabe? Hahaha

  4. Clay

    03.10.2014 at 19:17

    Concordo, quando iniciei meu blog a ideia era trabalhar apenas com fotografia, mas fica muito repetitivo não só para o leitor, mas para quem escreve tbm

    Hoje falo aquilo que me da vontade e sempre tento ligar o assunto ^^

    Beijos

    1. Stephanie Salateo

      06.10.2014 at 11:10

      Pois é Clay, eu acho que deve ser bem difícil manter um blog de nicho mais específico porque precisa ter um bom planejamento justamente pra evitar que fique repetitivo. Eu ainda tenho a visão de que quando o conteúdo é bem segmentado, vira site e não blog, sabe? Mas hoje em dia tudo é blog e até site vira blog, eu tenho meu site de fotografia, que eu coloco alguns trabalhos, e as pessoas falam: “Entrei no seu blog de fotografia esses dias.” Hahaha Acho engraçado.

  5. Georgia Visacri

    06.10.2014 at 15:37

    que dica boa, sempre é bom aprendermos mais para nossos blogs ficarem melhores! Adorei seu blog, Stephanie
    beijos

    1. Stephanie Salateo

      06.10.2014 at 20:48

      Obrigada Georgia e volte mais vezes para acompanhar os posts do Blogversando. ;)

Responda