Blogversando #01: por que você tem um blog?

BLOGversando-capa

Já faz muito tempo que eu venho ensaiando escrever sobre blog por ser algo que eu faço há muitos anos e porque muitas pessoas próximas me pedem dicas antes de começar um blog ou até mesmo um site. Após passar muito tempo pensando em nome e conteúdo nasceu o Blogversando, uma série de posts para troca de ideias, dicas e inspirações para o seu blog. A intenção é que a cada post a gente possa refletir e trocar experiências sobre diversos assuntos relacionados aos blogs. Já tem bastante conteúdo (de muita qualidade) que fala sobre a parte mais técnica, o que eu quero é poder abrir espaço para o intercâmbio de experiências e também para reflexões. Ainda não me decidi quanto à periodicidade mas pretendo escrever pelo menos dois posts por mês. Para começar, vamos conversar sobre um ponto que eu acho muito importante: por que você tem ou quer ter um blog? Existem diversas razões para se ter um blog e é tão pessoal quanto o conteúdo que você escolhe publicar. Quanto mais agradável e natural for para você, tudo vai fluir de um jeito que quem lê vai perceber que é feito com carinho. Eu acho que em nossa vida offline já passamos por tantas situações meio que por obrigação, que não faz sentido ter um blog forçado só para ter um futuro como blogueira famosa ou para ganhar dinheiro. Não que isso seja errado, mas eu acho que se você não se identifica 100% com aquilo que escreve no seu blog em pouco tempo vai ser mais uma atividade que te deixa infeliz. Tenha um blog para publicar o que te faz bem e que realmente tenha a ver com você.

We write to taste life twice“Nós escrevemos para saborear a vida duas vezes, no momento e no retrospecto” – Anais Nin

Por que eu tenho um blog?

O primeiro blog que eu tive foi há mais de 12 anos, isso sem contar os primeiros sites que eu montei por volta de 98. Quando fiz meu primeiro blog eu transferi pra lá tudo que eu gostava de escrever nos meus diários e agendas. Naquela época eu deixava tudo privado porque escrevia coisas muito pessoais e não era para qualquer pessoa ler, a relação que eu tinha com o blog era exatamente a mesma que eu tinha com os meus diários. Todos os meus blogs foram bem pessoais e só um deles era público, mas hoje nenhum existe mais. O Salateando foi criado justamente porque sentia falta de escrever meus textos pessoais e porque eu queria ter um lugar onde pudesse guardar todas as coisas bonitas e inspiradoras que encontrava on e offline. Desde o começo essa é a ideia do blog e eu gosto de ter um blog porque aqui eu posso falar sobre exatamente tudo que eu quero e não preciso seguir nenhuma regra além das que eu escolhi pra mim. O blog já tem 3 anos e até hoje eu nunca me obriguei a colocar nenhum tipo de conteúdo que não tinha a ver comigo só para agradar leitores. O mais legal de se ter um blog é poder voltar em datas aleatórias e ler os posts. As emoções, cheiros e todos os momentos reacendem na nossa memória e isso é tão gostoso. Poder sentir coisas que você estava sentindo quando escreveu um determinado post é, pra mim, uma maneira de entender melhor as coisas pelas quais passei e enxergar nitidamente o quanto evoluí. É por isso que eu blogo, porque eu gosto de reviver histórias e assim como bem disse Anais Nin na citação da imagem acima, eu escrevo “para saborear a vida duas vezes, no momento e no retrospecto”. Agora quero saber duas coisas de você: me conte nos comentários porque você tem um blog, se já fez um post contando, deixa um link. E quero saber o que você acha da ideia do Blogversando e se tem alguma sugestão. 

Leia também

25 Comentários

  1. Primeiramente, adorei a iniciativa e vou acompanhar os posts, com certeza!
    Respondendo a pergunta… o meu blog nasceu pra economizar a grana da terapia (mesmo!) então não planejei nada de conteúdo, só que eu comecei a ter bastante acesso e me perdi um pouco. Quando a depressão deu uma melhorada eu comecei a falar sobre moda que é um assunto que eu adoro e hoje em dia o que eu mais gosto é fazer looks e contar um pouco do meu dia. O blog me ajuda a vencer os dias tristes.
    ~Segundamente~ acho que você pode continuar nessa linha de inspiração, pq quando o tema é blog é sempre muito técnico (como tirar belas fotos, qual plataforma escolher etc…)

    :)
    Stephany A postou recentemente…Desafio 30 looks – dia 5My Profile

    1. Eba! Que legal que gostou Stephany!
      Achei bem interessante a sua forma de usar o blog como terapia de verdade, realmente escrever faz um bem danado. Toda forma de botar pra fora o que tem guardado aqui dentro, angustiando a gente, é válida e faz muito bem!

  2. Muito legal esse debate Stephanie, adorei! A vida da gente muda depois que a gente tem um blog, né? Eu comecei super despretensiosamente com o blog e fico super feliz de ver que as pessoas curtem, visitam, comentam… É muito bom conhecer tanta gente legal no mundo todo, que eu jamais conheceria se não fosse pelo blog!
    Camila Faria postou recentemente…Espaço Lancôme na FragranceMy Profile

    1. Muda mesmo Camila, esses dias a fanpage daqui do blog chegou em 500 likes e eu fiquei tão feliz. Pra muitos blogs é uma quantidade baixa, mas pra mim, que faço desse cantinho meu espaço pra guardar as coisas que me inspiram, é muito legal ter pessoas que acompanham e gostam do que eu publico aqui. Sem contar a parte de conhecer pessoas de diversos lugares, é quase como viajar. :) Fico feliz que tenha gostado do Blogversando.

  3. Eu tenho blog desde meus 13 anos (hoje tenho 26), e comecei assim como você, pra falar de coisas pessoais, contar sobre mim e guardar coisas boas que eu gosto. Gosto de dividir com os outros minhas paixões e minhas coisas.
    Chell postou recentemente…Ilustraday Setembro – MusasMy Profile

    1. Eu tb comecei com uns 12 anos, mas na época era tudo diário mesmo, blogs privados e tal. Só aqui no Salateando que eu resolvi abrir as portas para o mundo com essa ideia de guardar coisas que eu gosto. Eu nem tenho neura com frequência de post etc, tanto que já passei meses sem postar ou postando 1 vez por mês. O que importa, pra mim, é justamente fazer desse espaço e do tempo que disponho a vir aqui postar um momento agradável. :)

  4. Gostei da temática. Eu amo escrever. Tive blog na época que ele era apenas simples diários virtuais e foi uma época muito boa. Amizades que rendem até hoje. Hoje em dia é tudo tão comercial, né? Juntei um assunto que gosto com a vontade de escrever e montei um blog novamente. Tem vezes que me assusto, pois as pessoas estão mais preocupadas em fazer número do que ler os conteúdos e visitar a vizinhança. Coisa que adorava fazer anos atrás. Algumas vezes nem se dão ao trabalho de ler. Se você seguiu ótimo e pronto. Acabou contato por ali. Outras temos a grata surpresa de pessoas que são super receptivas com o novo e param para ler, opinar… Essa parte é boa.
    Um pouco por aí…

    Beijocas!
    Danielle
    betweenteaandcoffee.blogspot.com

    1. Quando eu tinha blog lá no começo, minha relação com esse espaço era tão pessoal que eu não comentava no espaço dos outros, pq na minha cabeça aquilo era pessoal pra pessoa e eu não tinha que dar opinião em nada ali. Hahaha Quando voltei a blogar e criei o Salateando eu lia os blogs que gostava e raramente comentava, minha visita nos blogs passava muitas vezes sem ninguém notar. Hoje eu me dedico muito mais a visitar e comentar em outros blogs porque comecei a entender melhor essa parte de relacionamento leitor/blogueirx e que é sim interessante que a pessoa dê opinião no conteúdo etc, pra criar mesmo esse laço. É muito legal e gera uma troca de experiência bem bacana. :)

  5. Gostei da iniciativa, aposto que chegarão experiências por aqui. Eu estava precisando voltar a escrever quando comecei com o blog. Eu estava voltando a ler blogs e senti que seria bom investir nessa ideia, me desafiar a escrever com frequência, mesmo que um post simples, mas ainda assim manter a escrita ativa. E isso só me proporcionou coisas boas: conheci outros blogs com textos e dicas dos mais corriqueiros aos mais complexos. Aquela leitura sem compromisso, mas que mexe com a gente, sabe?! Sinto que estou compartilhando um pedacinho meu com as pessoas, e espero que possa ajudar em algo com isso, como inspirar um pouquinho mais o dia, promover uma reflexão… Espero que não tenha fim daqui pra diante!
    Patricia Leardine postou recentemente…Regras da ComidaMy Profile

    1. Quando eu criei o Salateando também tava nessa mesma vontade de voltar a escrever porque estava há muito tempo sem escrever nem on e nem offline. Sentia falta mesmo e isso que é bacana, essa troca de experiência, você poder passar coisas boas para quem lê. A próxima temática do Blogversando vai abordar mais ou menos esse assunto. ;)

  6. Gostei muito da iniciativa.
    O meu criei meio que do dia para a noite. Tive uma rápida experiência, depois tive um blog com 4 amigas e não durou 2 meses, depois disso fiquei remoendo a ideia, achando que seria interessante compartilhar as coisinhas que faço e aqui estou, com dois anos de blog. *-*

    1. A gente pega gosto por isso e fica difícil largar né? Eu já fiz várias pausas com posts muitos esporádicos aqui no Salateando, mas todo dia eu sentia falta de postar, tipo saudade mesmo. Lá no comecinho de tudo, qd eu tinha uns 14 anos eu tive um sitezinho com uma prima e tem que rolar muito entrosamento pra dividir com alguém, não é?
      Eu acho que quem bloga sempre tem algo a passar para o leitor, mas isso falaremos no próximo tema do Blogversando e eu adoro seu blog, ele tá no Leitura Diária daqui do blog. ;)

  7. Menina super me identifiquei com a tua relação com blogs. Em 2007 quando criei meu primeiro blog, eu apenas o tinha como diário sabe? Aquele em que eu me revoltava e acaba escrevendo tudo o que me desse na telha naquele momento, mas no final das contas não era aquilo que eu queria.

    Em 2012 criei o Valeu a pena e para mim, este sim tem o que eu queria que ele tivesse: uma parte de mim que fizesse diferença. Blogo porque posso ajudar outras pessoas seja com seus blogs, seja dando dicas de alguma coisa ou seja desabafando. Gosto de expor minhas opiniões de maneira sincera e gosto de saber que estou sendo util para alguém que talvez esteja passando pela mesma coisa que um dia eu passei.

    Uma dica: reúne alguns blogueiros para falarem sobre determinado assunto, fica bem bacana =)
    Jessica postou recentemente…Ser blogueira e algo maisMy Profile

    1. Eu gostava muito dos meus blogs super pessoais, mas passei uns anos sem blogar antes de criar o Salateando em 2011 e quando criei aquela linha de diário já não fazia muito sentido para mim, eu queria um espaço para guardar o que gosto e também escrever meus textos pessoais.
      Essa ideia de ajudar quem lê é maravilhosa, se nós mesmas aprendemos com a nossa experiência, outras pessoas também podem aprender, não é mesmo? Falaremos sobre isso no próximo tema do Blogversando. ;)
      Quanto à dica, só pra ver se eu entendi, reunir blogueiros para falar sobre os temas relacionados ao Blogversando em seus blogs? Tipo, esse primeiro foi “porque você tem blog” ai cada um escreveria em seu próprio blog sobre o tema? :D

    1. Essa é a ideia do Blogversando Luiza, a troca de experiências, por isso convido quem lê a deixar um comentário sobre o assunto ou link para um post que tenha a ver com o tema abordado. :D

  8. Adorei o post … me fez lembra e pensa o porque criei o meu blog … Desde cedo tive varios blogs porém nenhum levei tão a serio quanto o meu atual (www.apenasjee.com)… resolvir criar ele ne uma época onde estava passando por depressão, confesso que foi a melhor coisa que fiz … Sou do tipo de pessoa que sonho muito, fico criando historias sabe?! kk , e ele me fez ser mais espontânia sem medo de ser quem sou e de usar as coisas que gosto … Já faz 1 ano e meio que meu blog esta no ar , e todo dia aprendo uma coisa nova nesse mundo da blogosfera !

    http://www.apenasjee.com
    facebook.com/blogapenasje
    Big beijão
    Jeniffer Azevedo postou recentemente…Como usa o moletom em qualquer época de um modo chicMy Profile

    1. De uns tempos pra cá percebi que muitas pessoas criaram blog para auxiliar na depressão e eu acho isso o máximo, pq você desabafa, coloca pra fora tudo que tá te angustiando e ainda conhece pessoas bacanas. Muito legal isso, até porque você tem que ter uma certa “coragem” para escrever coisas pessoais em um espaço público e com certeza isso deve ajudar bastante em casos de depressão. Parabéns. :)

  9. acho super bacana explorar esse lado no mundo blogueiro. até porque tem muito blog que aborda o mesmo assunto mas por trás dele são pessoas totalmente diferentes que iniciaram por razões mais distintas ainda.

    no meu caso eu sempre gostei da ideia de manter meus diários, só que dessa vez no mundo da internets e não fica guardado a sete chaves :)

    1. Exatamente Ba, cada um tem um blog por um motivo e a experiência que cada um tem com seu blog é diferente também, não importa se os assuntos são parecidos, por isso eu acho legal essa troca de experiências, ideias etc. Estou feliz que o Blogversando esteja sendo bem aceito e as pessoas estão curtindo. :D

  10. Muito legal a iniciativa de compartilhar ideias e experiências. Com certeza ficarei ligada nos posts da categoria Blogversando. Eu tive alguns blogs na adolescência e inclusive fiz um post já falando justamente deles. Dos motivos que me levaram a deletá-los com o tempo, e fiz essa reflexão sobre manter o que escrevemos pra poder retornar depois. Felizmente eu encontrei um dos blogs que tive, e esse em parceria com a minha irmã. Um dos textos que escrevi demonstravam claramente que eu estava apaixonada naquela época. Ter mantido aquele texto ali foi o que me permitiu relembrar muitas coisas e os sentimentos que permeavam minha vida naquele momento. Atualmente, criei o blog pra exercitar a escrita. Gosto muito de escrever e estava bem parada. A ideia é ser despretensioso e poder postar coisas aleatórias, que eu julgo serem legais e gostaria de compartilhar com mais pessoas. Então alterno entre textos pessoais e aleatoriedades. Posso dizer que minha criatividade está a mil, que tenho conhecido pessoas incríveis e que gostaria muito que morassem na minha rua, hehehe. Pelo blog, só tenho cada vez mais amor.
    Katherine Farias postou recentemente…Os últimos três filmesMy Profile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge