Blogversando é uma série de posts para troca de ideias, dicas e inspirações para quem tem ou quer ter um blog. A intenção é  incentivar o intercâmbio de experiências entre blogueiros abordando temas relacionados à motivação, organização e monetização de blogs. Você pode acompanhar todos os posts que já foram publicados e também participar.

Blogversando

Faz um tempo que eu fico me enrolando pra fazer um calendário editorial. Por mais que o blog seja pessoal eu gosto da ideia de ter conteúdo mesmo quando estiver sem muita inspiração. Eu me organizo (bem mal) na hora de fazer os posts meio que dividindo por importância. Por exemplo, existem os posts que aparecem na nossa cabeça como uma pancada e você tem que escrever na hora, aí tem uns que são os “tapa buraco” e tem os mais elaborados. Os posts “tapa buraco” são os que eu faço rapidinho com o que tenho guardado em algum lugar, como os posts de decoração que são mais para inspirar do que para ensinar algo, digamos assim. Eles me ajudam a não deixar o blog com aquele ar de abandono quando passo alguns dias sem postar nada. Os posts “pancadas” são óbvios, algum acontecimento que eu preciso desabafar, dar minha opinião etc e os posts mais elaborados são os que eu levo mais de 1 dia para fazer porque envolve pesquisa de conteúdo e informações.

Desde que comecei a me organizar dessa maneira os posts foram fluindo com muito mais facilidade. Porém eu ainda sinto falta daquela organização monstruosa que te faz ficar tranquila porque já tem 2572348 posts rascunhados. Eu confesso que já tentei diversas vezes fazer um calendário editorial descente, mas não obtive muito sucesso nessa empreitada e é um dos meus objetivos para 2015 – fim de ano e a pessoa já pensando em quais coisas quer completar no ano novo. Eu venho lendo várias coisas sobre organização pessoal e profissional porque, sério, eu sou uma bagunça. Se eu sentar, ligar o som e ficar quieta no meu canto consigo escrever fácil uns 3 posts, o problema é que geralmente só consigo fazer isso de fim de semana, ou seja, são dias que eu mereço viver a vida offline. Aí eu comecei a organizar minha agenda pessoal dividindo minhas tarefas pra cada dia da semana, tem ajudado, mas ainda não cheguei ao meu ideal. Eu faço mais ou menos assim: separo um espaço de manhã logo que ligo o computador para fazer atividades relacionadas ao blog como aprovar comentários, ler o feed e dar uma olhada nas redes sociais. Se tenho que fazer foto de alguma coisa faço também pela manhã porque a iluminação é melhor. Durante todo o dia eu trabalho (para a agência, não para o blog) e no fim do dia eu ainda separo umas 2 horas para aprovar e responder mais comentários, editar fotos e escrever um post. Essas atividades são divididas entre os dias da semana deixando sempre 3 atividades pela manhã e 3 no fim do dia. Separei apenas 2 dias da semana para responder comentários, mas se tô de bobeira vou lá e respondo. Tô me sentindo mais produtiva depois de separar dessa forma, mas ainda acho que falta organizar melhor o conteúdo, já que essa organização que eu fiz é mais para administrar melhor o meu tempo.

Para que tudo fique organizado como quero aqui no blog, eu acredito que a melhor maneira sejam planilhas organizacionais, mas acontece que eu tinha uma preguiça enorme de elaborar um treco desse apenas porque, cara, dá um puta trabalhão. Daí Santa Lominha ouviu nossas preces de blogueira desastrada e fez um planner fabuloso! Baixe imediatamente através desse link! Eu tô super empolgadona para começar a usar, ele já é mega completo então em paralelo continuarei com o meu caderninho de ideias que eu deixo ao lado da cama e carrego pra cima e pra baixo.

Agora me conta, como você se organiza para fazer os posts do blog? Se programa com antecedência, usa algum planner pronto como o da Paloma ou vai escrevendo conforme vai dando na telha?

Compartilhe:
Escrito por Stephanie Salateo
criadora de conteúdo criativo, mãe de Alice e Caetano, moro em São Paulo e não vivo sem café. tenho 31 anos e sou geminiana com ascendente em câncer, ou seja, não faço muito sentido.