5 passos para ter cabelos mais saudáveis

cabelo-saudavel

Se no inverno os fios sofrem por conta do vento e da água quente do chuveiro, no verão vem um batalhão para nos deixar de cabelos em pé: sol, piscina, areia, mar…não há cabelo que aguente. Além de existirem diversos produtos para tratar os fios durante essa época do ano, um simples passo a passo na hora de lavar os cabelos pode ajudar, e muito, a mantê-los hidratados, brilhantes e saudáveis.

Meus fios são um pouco grossos e bastante ressecados, por isso eu não lavo todos os dias, mas no verão é praticamente impossível. Então eu aprendi que a maneira como lavamos nosso cabelo tem um poder muito grande. Não dá pra lavar de qualquer jeito, só pra limpar, porque a maneira como você aplica o shampoo e o condicionador fazem muita diferença. Por isso eu resolvi compartilhar aqui um passo a passo de como deixar os cabelos mais saudáveis apenas lavando corretamente. Aprendi algumas coisas lendo dicas de especialistas e outras tenho o costume de fazer há tantos anos que nem me lembro como aprendi, mas esse processo todo eu comecei há pouco tempo e já vejo uma boa diferença na texturas dos meus fios.

1 – Penteie os cabelos antes do banho
Eu costumava ter um pente no chuveiro e abandonei de vez depois de aprender que o certo é escovar os cabelos antes de entrar no chuveiro, com eles ainda secos, pois quando estão molhados quebram com muito mais facilidade, o que acaba contribuindo bastante para aqueles fios arrepiados.

2 – Enxague bem, sempre!
Antes de passar o shampoo é importante que você enxague muito bem os fios, deixe a água escorrer bastante para que todo excesso de sujeira e até mesmo produtos sem enxague que eventualmente você tenha aplicado nos cabelos, vão embora pelo ralo.

3 – Aplique o shampoo corretamente
Coloque o produto nas mãos antes de espalhar na cabeça e não aplique em toda extensão dos fios – dizem que a quantidade adequada é a mesma que costumamos passar de condicionador, mas eu continuo passando bastante pra fazer espuma. Se concentre em lavar e esfregar delicadamente o couro cabeludo em movimentos de vai e vem por aproximadamente 1 minuto e não se esqueça de dar uma atenção especial à nuca, que é onde costuma ficar oleoso com mais facilidade.

4 – Condicionador não é máscara de hidratação
A gente tem mania de achar que quanto mais tempo o condicionador ficar agindo nos fios, maior a hidratação, mas nada disso. Em poucos segundos nosso cabelo já absorveu todos os benefícios oferecidos pelo nosso condicionador, então o certo é passar, massagear e enxaguar. A maneira correta de aplicar o condicionador é tirando o excesso de água dos cabelos formando um rabo de cavalo na nuca, mas nunca esfregue ou torça. Só faça o rabo e vá apertando, como uma bisnaga, até tirar bem o excesso de água. Coloque uma bolinha de condicionador na mão, eu faço mais ou menos do tamanho de uma uva pequena, depois passe da metade do rabo de cavalo até as pontas. Como meu cabelo é bem seco eu passo em toda extensão dos fios, a contar uns 4 dedos da raiz. Novamente, não esfregue, apenas massageie delicadamente para que o produto espalhe bem entre os fios e enxague bastante.

5 – Água fria neles
Depois de terminar o seu banho, coloque o chuveiro na água gelada e se joga. Essa é a parte mais delícia do banho pra mim, eu adoro finalizar com água gelada tanto no rosto quanto nos cabelos. A água gelada sela os fios, fazendo com que os produtos se mantenham ativos por mais tempo, além de dar mais brilho. E convenhamos que no verão um banho geladinho é ótimo para refrescar.

Eu já senti diferença logo na primeira vez que lavei os cabelos dessa forma, eles ficaram com menos frizz e bem mais macios. Ainda que eu precise hidratar muito, só de aprender a maneira correta de lavar os cabelos, por si só já ajudou bastante. E você tem algum segredo para cuidar dos fios?

 imagem.

Leia também

10 Comentários

  1. esse lance de terminar com água gelada me fez sofrer por dentro, HAHAHA sou do tipo que troca de pele no banho se deixarem. minha sorte é que a fiação aqui de casa não aguenta o tranco e sou obrigada a ~curtir~ um banho morno.

    quanto a escovar os cabelos antes eu já tinha o costume porque depois do banho sofria demais tentando pentear. cabelo zoado é mei foda viu.
    BA MORETTI postou recentemente…no instaMy Profile

    1. eu nunca escovava os cabelos antes do banho, sempre desembaracei com pente dps de passar o condicionador ou com os dedos mesmo, mas às vezes eu sentia quebrando os fios mesmo. agora eu sou completamente ao contrário, não suporto banho quente e no verão é banho geladão mesmo, de às vezes até desligar o aquecedor do chuveiro pra ficar mais gelado. hahahaha

  2. O Meu cabelo é super oleoso e eu passo a máscara uma vez por semana, ele fica tão cheio de brilho e fofinho! Vou testar essa coisa de pentear antes, tiro cada tufo no banho que da até dó :(
    Obrigada pelas dicas :3

  3. Para mim é praticamente impossível pentear antes do banho, pois o meu cabelo é cacheado, e aí depois de secar tudo fica enrolado, literalmente. Eu não uso xampu há um tempão e recentemente parei de usar condicionador também, nunca vi o meu cabelo ficar tão hidratado e vivo, substitui o xampu por bicarbonato de sódio e água; e o condicionador, por óleo de coco. Acredito que haverá um post em breve sobre essas mudanças (em fase de transição) :) Beijos!
    Patricia Leardine postou recentemente…Como Planejar a Sua ViagemMy Profile

    1. então vc sabe que eu tô querendo comprar óleo de côco para fazer umas máscaras e tal e para passar nos cabelos para hidratar? minha ideia é de passar depois do banho, mas vou tentar substituir o condicionador pelo óleo de côco para ver no que dá. valeu a dica. ;)

  4. Gente, e eu que não penteio o cabelo tipo nunca? Lavo com shampoo e condicionador e depois do banho uso um creme pra “estilizar” pra não dar muito volume e deixar um pouco ondulado. Gosto porque não fica com aspecto do creme pra pentear. Acho que vou começar a considerar adquirir um pente e passar antes do banho. :*

    1. Meu cabelo nem com um tubo de condicionador fica oleoso, hahaha. Faz assim, tira todo excesso de água e passa só um tiquinho nas pontas. Se seu cabelo é muito oleoso você pode aplicar o shampoo 2x também. Eu fazia isso porque acho que limpa melhor, mas meu cabelo é muito seco. :(