5 dicas para começar a ter plantas em casa

Era uma vez uma Stephanie que queria ter plantas em casa e leu que era fácil cuidar de cactos e suculentas. Foi lá e comprou 1, 2, 3 espécies diferentes e resolveu que começaria uma mini selva dentro de casa. Se preocupou em regar cada vasinho com um conta gotas, colocou na janela para tomar sol e foi vendo a planta morrer lentamente sem saber o que fazer. É, essa é a história da minha vida. No chá do Caetano eu comprei um monte de plantas para decorar a mesa e 60 mini suculentas e cactos para dar de lembrancinha. Só fiquei com alguns vasinhos e nenhum sobreviveu. Então fiquei aqui escondida no submundo das serial killers de plantinhas.

A verdade é que cada planta demanda um cuidado diferente e algumas são, sim, mais fáceis de cuidar do que outras, mas você não precisa ter nenhum dom especial para fazer dar certo. Depois de muitos vasinhos no cemitério das plantas e horas estudando sobre as mais variadas espécies, eu passei a entender melhor alguns critérios importantes para quem quer começar a ter plantas em casa. Então lápis e papel na mão que eu vou dar 5 dicas para você começar a sua selva.

Conheça bem a sua rotina pessoal.

Plantas precisam de atenção, seja para cuidar das regas, substrato, poda ou até mesmo pestes. Você vai precisar dedicar algum tempo a elas, então pense com carinho se para você é possível dedicar todo dia, alguns dias ou uma vez por semana. Sabendo o seu tempo, você consegue escolher qual planta vai ser mais adequada à sua rotina.

Avalie os locais onde você quer colocar sua planta.

Eu confesso que já cheguei em casa com planta no colo, comprada no impulso do “aff, que planta bonita”, sem ter a menor ideia de onde ela se adaptaria melhor. Cada planta tem uma necessidade de luz diferente, por isso é importante você entender a iluminação da sua casa antes de sair fazendo a louca das plantas. Repare bem e anote os horários e locais onde a incidência de luz solar é maior e onde é menor. Tem planta que precisa de muito sol, outras se adaptam melhor à sombra e outras gostam de pouco sol. Entendendo a iluminação da sua casa ficará mais fácil adquirir a planta certa para aquele canto vazio.

Entenda o ambiente natural de cada planta.

Se você quer ter uma selva em casa, você precisa recriar esse tipo de ambiente, na medida do possível, claro! Quando fizer sua pesquisa, aprenda também sobre o clima natural daquela planta. Se é uma planta tropical, por exemplo, provavelmente ela vai preferir ambientes úmidos, com temperaturas amenas e luz difusa.

Antes de comprar, pesquise. Pesquise muito!

Já está paquerando uma plantinha que viu no Pinterest? Então faça uma pesquisa e entenda as necessidades de luz e rega e avalie se são adequadas ao seu espaço e tempo, conforme falamos antes. Nem sempre aquele crush verdinho é a alma gêmea da sua casa e tudo bem, existem muitas opções por aí. Agora, se você tá mais solta na busca das plantas, faça pesquisas de acordo com as avaliações do seu espaço, ou seja, procure por “plantas para sol pleno” ou “plantas para sombra”. Uma hora vai aparecer uma espécie que vai dar aquele match que você tanto espera.

Na hora da compra observe bem!

Eu costumo comprar minhas plantas em fornecedores grandes, então já me aconteceu de chegar em casa e perceber que tinha cochonilha, uma praga que mata a planta caso você não consiga eliminar. Foi assim que eu aprendi a olhar cada vaso minuciosamente. Os pontos principais são no verso das folhas, na junção da folha com o caule e próximo ao substrato. Se houver sinais de pontinhos brancos eu não levo e mesmo assim já comprei planta que eu só consegui ver o bichinho em casa. Além disso, observe o aspecto da planta em geral e em caso de dúvidas, consulte o fornecedor.

Você não precisa ser uma fada, ter o dedo verde ou algum dom especial para ter plantas em casa, mas saiba que elas são seres vivos, portanto vão exigir um pouco da sua atenção. Mas eu acredito que se você tá afim, vai amar cuidar delas e vai perceber que é bastante terapêutico dedicar um tempo para aguar, podar e conversar com suas plantinhas. Lá no instagram eu escrevo toda terça feira sobre plantas e dou dicas bem legais, você pode me seguir por lá, @salateando, ou seguir a hashtag #terçaterracota!

Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários que eu respondo e me deixe saber também o que você achou desse post.

6 Comments

  1. wanila

    15.07.2018 at 18:43

    Amei demais as dicas! Ainda estou na fase das suculentas (e dessa vez conseguindo mantê-las vivas!), mas quero muito encher essa casa de plantinhas e ter a minha própria mini selva. Estou adorando suas dicas na #terçaterracota

    1. Stephanie Salateo

      17.07.2018 at 13:49

      Eba!! Fico muito feliz que esteja gostando dos posts por lá. Aqui no blog eu vou complementar o conteúdo do #terçaterracota, então pretendo postar aqui com mais frequência. :D

  2. BA MORETTI

    19.07.2018 at 0:54

    ter plantinhas em casa é algo que um dia ainda quero trabalhar aqui :) mas enquanto isso não rola eu me contento com um cacto de lã HAHA ♥

    adorei as dicas ♥

  3. Elisa

    25.07.2018 at 16:37

    To amaaaando as dicas toda terça no insta, eu não perco uma!
    Ainda estou na fase do sonho de ter uma mini selva em casa e me sinto super assassina de plantinhas!
    Mas to me animando ultimamente com os teus posts pra começar dessa vez sabendo um pouquinho mais 💛✨

  4. Beatriz

    30.07.2018 at 10:37

    Além de toda a questão energética das plantas, elas sem dúvida dão um charme a mais ao ambiente ;)

  5. Paloma

    01.08.2018 at 1:27

    Quando tiver minha casinha com certeza irei enche-la de flores e plantas, mas por enquanto vejo elas pelo quintal mesmo (o que é ótimo tbm) hihi. Bjos

Leave a Reply

CommentLuv badge