3 dicas para começar uma vida mais organizada

Enquanto escrevo esse post eu já posso enxergar 2018 dobrando a esquina e quando olho para trás vejo um ano que passou correndo, igual a um furacão. Isso porque esse ano Caetano nasceu e botou minha rotina e minha vida de pernas para o ar. Enquanto ele cresce eu vou me reorganizando aos poucos e quero começar o próximo ano com tudo muito bem planejado para que eu consiga minutos de descanso, sem ficar ansiosa com alguma tarefa não concluída.

Já faz muitos anos que eu estudo diversos métodos organizacionais e vou compartilhar dicas de como começar uma vida mais organizada. Dessa forma dou início a uma série de posts recorrentes aqui no blog sobre organização pessoal e profissional. A ideia é trazer para cá dicas completas sobre diversos métodos organizacionais que sejam simples e fáceis de colocar em prática tendo, é claro, um pouco de dedicação. Cada post abordará uma questão específica e, sempre que possível, disponibilizarei planners para imprimir e planilhas digitais para te auxiliar na administração de tarefas. Para começar 2018 com a vida em ordem precisamos dar esses 3 passos:

Destralhamento Digital

Para começar a organizar sua vida digital comece excluindo tudo que não tem mais utilidade. Na sua caixa de entrada de emails analise todos emails que estão ali, se possuem arquivos importantes baixe e salve onde você costuma fazer esse tipo de backup, se é email referente a algum evento anote a data e as informações no seu calendário – aconselho o uso do Google Agenda para isso e falo mais abaixo sobre – depois exclua o email. Atenção para os email marketing! Você provavelmente está recebendo coisas que não possui o menor interesse, seja porque se cadastrou em uma lista para baixar um produto digital ou porque o que te interessava era um assunto pontual. Cancele o cadastro nesses mailings e exclua todos os emails referentes aquele provedor. Os emails importantes você salva em pastas específicas. Por exemplo, emails de cliente eu salvo dentro da pasta “Freela” e utilizo subpastas para cada cliente. Utilize os mesmos critérios utilizados para deletar emails, para excluir as abas abertas no navegador do celular, os links salvos dentro das suas redes sociais favoritas e os links para ler depois do seu leitor de RSS. Importante também organizar suas fotos do celular, para isso eu uso o Google Fotos para backup automático e os documentos eu salvo no Google Drive. Para organizar o computador é bem mais trabalhoso, mas ainda assim, utilizo os mesmos critérios: avalio pasta por pasta, excluo tudo que não tem utilidade e salvo em pastas específicas cada arquivo que vou encontrando perdido. Depois disso eu costumo salvar minhas fotos feitas com a câmera e que estão em alta resolução no Flickr. Vale a pena ter um HD Externo para backup de todos os arquivos importantes, que para mim são as fotos.

Armários, prateleiras e afins

Existem defensores de organização por tema, por exemplo, dia de organizar guarda roupa você se dedica a organizar o guarda roupa de todos os cômodos que houver na sua casa, aí você lida, pelo tempo que for, apenas com roupas e sapatos. Eu prefiro começar a organização pesada por cômodo, então dou início pelo meu quarto, aí arrumo guarda roupa, estantes, caixas, gavetas, tudo! Depois de finalizar o meu quarto eu vou para o quarto das crianças e faço o mesmo. Nessa etapa de organização eu pego tudo que não tem uso, não serve ou não faz mais sentido guardar e separo em uma caixa para doar ou jogar fora. Faço isso tanto no meu quarto como no quarto das crianças.

Depois dos quartos, é hora de organizar a cozinha avaliando tudo que está guardado nos armários, gavetas e prateleiras. Separe tudo que está vencido, utensílio quebrado ou utensílio em excesso e separe em caixas, assim como as roupas, dividindo entre lixo e doação. Faça isso com todas as áreas da casa, é um faxinão para se livrar dos excessos, mas é realmente compensador depois. Eu aconselho a fazer a limpeza pesada dessas áreas só depois de se livrar dos excessos de toda a casa. Aqui eu só passo um aspirador depois de terminar cada cômodo para me livrar do pó, a faxina mesmo vem em outro dia.

Planeje-se com um calendário ou agenda e planner

Depois de se livrar de toda essa bagunça, é hora de planejar um novo ano bem mais leve e organizado. Antes de sair anotando tudo em um calendário é necessário você analisar que tipo de organizador você é. Existem pessoas que preferem anotar tudo em papel, as que gostam de alinhar digital com papel e as que preferem manter tudo digital. Eu sou do tipo misto, pra mim é muito prático manter meu calendário no celular, assim como o calendário na parede e meu caderno de anotações. Atualmente eu faço um Bullet Journal que tem funcionado bem e em paralelo eu mantenho um calendário fixado na parede e também utilizo o Google Agenda no celular, assim eu posso manter as datas importante sempre em mãos de forma prática e rápida, além da comodidade de ter um lembrete de cada evento para que eu não me esqueça de nada.

Eu aconselho que você pense sobre como as coisas funcionariam melhor por aí, se é anotando tudo em papel ou usando só os meios digitais ou os dois, mas acho fundamental manter uma agenda ou calendário e um caderno de tarefas, seja um bullet journal ou um planner. Digo isso porque, por mais que sejam métodos semelhantes, no calendário/agenda você anota tudo que tem data e hora para acontecer, no caderno de tarefas você organiza tudo que você precisa fazer, e esse deve ser atualizado semanalmente e acompanhado conforme as coisas vão acontecendo.

Recapitulando

Organize sua vida digital se livrando de tudo que você não precisa mais ler ou guardar ocupando espaço seja no celular, no computador ou na nuvem. Depois se livre dos excessos de bens materiais da casa toda, doe o que ainda pode ser usado e jogue fora o que já não tem mais condições de uso. Comece a se organizar fazendo o planejamento do seu próximo ano utilizando um calendário e um caderno de tarefas. Busque o melhor método para você, que melhor se encaixe na sua rotina. Dando esses 3 passos você já consegue começar o ano muito mais leve e sem se preocupar com tanto excesso de coisas ou de bagunça. Eu acredito muito que manter um ambiente, seja ele físico ou digital, organizado influencia diretamente na maneira que levamos o dia. Depois de toda essa faxina e destralhamento fica mais fácil manter a organização. Aí eu volto aqui ano que vem (olá, janeiro de 2018!) para te ajudar com posts específicos e completos sobre organização. Vai ter post sobre organização da casa, cardápio, organização de trabalho em home office e até de posts em blog e instagram. Se quiser que eu aprofunde mais sobre um dos assuntos que abordei aqui nesse post, me avisa nos comentários.

Para que esses posts sejam bem completos eu preciso da sua ajuda, então sempre que tiver dúvida sobre como organizar um determinado tema da sua vida, me acompanha no instagram (@salateando) que eu sempre faço perguntas sobre isso lá nos Stories ou você pode escrever na página de contato ou comentar aqui no post, combinado?

9 Comments

  1. Wanila goularte

    20.12.2017 at 12:07

    Adorei! Amo muito organização e já estou trabalhando em tudo que você falou no post, hahaha. Sempre gosto de separar esse finzinho de ano pra limpar o computador, a casa e a cabeça. Faz bem! <3
    Wanila goularte postou recentemente…Me perdi aqui, vamos tentarMy Profile

    1. Stephanie Salateo

      13.03.2018 at 21:04

      demorei só um pouco pra responder #spn….hahaha a gente faz post de organização e não organiza o blog. hahaha
      mentira, foi falta de tempo e reformulação mesmo, mas sobre o post eu concordo, adoro pegar fim e meio de ano pra organizar a vida.

  2. Jeniffer Geraldine

    20.12.2017 at 19:58

    ótimas dicas! uso na vida!
    e para organização utilizo o bullet journal e planner de mesa <3
    bjão

    1. Stephanie Salateo

      13.03.2018 at 21:03

      sabe que eu comecei um bujo ano passado e consegui manter até Caetano nascer. esse ano eu voltei a fazer e tô super conseguindo implementar ele na minha rotina, tá sendo ótimo. bjoss.

  3. Bruna Baez

    02.01.2018 at 10:43

    Amo posts sobre esse tema. Sou viciada na Thais Godinho do Vida Organizada, conhece? Consegui começar o ano praticamente com tudo zerado de pendências, isso me traz uma calma pra alma, rs. Utilizo um Bullet Journal desde o ano passado e organizo meu e-mail pelos princípios do GTD, o qual, inclusive, estou tentando implantar para esse ano. Beijos, feliz ano novo, querida!

    1. Stephanie Salateo

      13.03.2018 at 21:07

      adoro a Thais também, acompanho há uns bons anos, acho a maneira dela explicar GTD super didática.
      que ótimo que conseguiu começar o ano zerada de pendências. isso é realmente maravilhoso!! :)

  4. Como trabalhar com personalizados para festas

    06.04.2018 at 13:19

    Adorei a ideia do destralhamento digital. Que incrível Stephanie! Fará toda diferença pra mim segui cada passo. Grata por compartilhar.

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